Entender o impacto dos traumas de infância pode ser a chave para prevenir e tratar doenças crônicas na vida adulta
Telma Abrahão lança formação pioneira para capacitar profissionais da saúde no Brasil, unindo ciência e prática clínica em uma nova visão de saúde integral
Telma Abrahão lança formação pioneira para capacitar profissionais da saúde no Brasil, unindo ciência e prática clínica em uma nova visão de saúde integral
Estudos recentes mostram que traumas e experiências adversas na infância podem ser fatores decisivos no desenvolvimento de doenças crônicas como depressão, diabetes, dependência química e obesidade. Essa nova compreensão sobre os impactos do trauma no corpo e na mente traz à tona uma necessidade urgente: formar profissionais capazes de identificar esses fatores precocemente e intervir de maneira eficaz.
Para suprir essa lacuna no Brasil, a biomédica e especialista em neurociências, psiconeuroimunologia e desenvolvimento infantil, Telma Abrahão, lança, no dia 21 de novembro, uma pós-graduação pioneira em Neurociência, Trauma e Saúde Mental. Fundadora da UniNeuroconsciente, Telma estruturou o curso para oferecer uma visão científica e prática sobre a relação entre saúde emocional e física, capacitando médicos, psicólogos, educadores e outros profissionais a atuarem preventivamente e com uma visão integral em suas áreas.
“A proposta é integrar conhecimentos sobre o impacto dos traumas no neurodesenvolvimento e em outros sistemas como o imunológico, com práticas de intervenção baseadas em evidências, de modo a capacitar os profissionais para agir tanto na prevenção quanto no tratamento dos efeitos do trauma”, explica Telma Abrahão. A pós-graduação visa promover uma visão mais abrangente e humanizada para os pacientes e para a origem de muitas doenças, respondendo a problemas complexos da saúde do adulto desde suas raízes.
Com aulas ministradas por especialistas internacionais, como o renomado Gabor Maté, a formação vai oferecer conhecimento que cobre desde o estado emocional até o sistema imunológico, proporcionando uma visão integral da saúde. Essa abordagem representa um marco para a saúde no Brasil, oferecendo aos profissionais uma capacitação capaz de transformar atendimentos e inspirar políticas públicas, ampliando o olhar para uma medicina mais preventiva e eficaz.
Assessoria Marcia Stival